domingo, 13 de maio de 2012

XII Sarau do Anand Rao marcado pela emoção, interativade e criatividade


O Sarau do Anand Rao se consolidou. Em sua Décima Segunda Edição, transmitido pela internet via Fan Page do Anand Rao (www.facebook.com/anandraomulticultural), onde você entra, clica em curtir e depois, no aplicativo Ustream ou então pelo site www.ustream.tv onde você deve procurar o canal Sarau do Anand Rao, tem hoje um público que varia de 3.000 a 5.000 pessoas on line dependendo de uma série de fatores que norteiam cada sarau.

 Sérgio Fonseca é entrevistado por Anand Rao

No início foi uma brincadeira do idealizador, produtor, patrocinador, o músico, poeta e jornalista Anand Rao para fugir das blitz do Distrito Federal e agora virou um canal de divulgação de artistas em sua maioria músicos ou poetas. Participam da produção por prazer, dentro do seu limite de tempo, pois, o produtor Henrique Inácio, proprietário do Brasília Estúdios, que vem pautando vários músicos para o Sarau. O cantor Fábio Barros que tem ajudado na recepção dos artistas, nas entrevistas, nas matérias jornalísticas enfim, que está atuando em diversas áreas. O poeta e professor Jorge Amancio, famoso pela criação junto com o poeta Marcos Freitas do Projeto Poemação, que tem pautado diversos poetas para o Sarau. O casal de músicos JP e Nahla, ele profissional de mão cheia quando canta e entoa seu violão, ela interprete fiel da famosa e falecida Amy Winehouse, que pautam músicos da Escola de Música. A produtora Betta Doelinger que tem pautado momentaneamente escritores. A “camera, fotografa, produtora e bancária woman” Agnes Regina que faz os posts no facebook, transmite a maioria das imagens e fica interagindo na internet. E todos que quiserem ajudar por prazer.

O formato é interessante. Transmitido primeiro com a câmera e o som do Ipad, levou o patrocinador Anand Rao a ir à Nova York e adquirir na famosa loja de eletrônicos BH uma camcorder de última geração da Panasonic para fazer com que as imagens transmitidas fossem melhoradas. Utilizando o canal do Ustream, duas redes caseiras uma de 100 mega e a outra de 20 mega, o software de edição “Pinnacle” e canais diversos do You Tube liberados para postagem superior a 30 minutos o Sarau é transmitido diretamente da sala do apartamento do músico Anand Rao que virou um estúdio informal de Tv e um pequeno “teatro de bolso” e em homenagem ao Professor Bhaskara Rao, seu pai, chama-se Espaço Cultural Bhaskara Rao. A camera e a transmissão se iniciam às 17 h e terminam às 20 h e o público pode ver tudo que acontece durante tres hora no Espaço Cultural citado. Só há mudança de dia quando a agenda profissional de Anand Rao o impossibilitar de ficar no comando do Sarau. Antes, mesmo com sua ausência o Sarau era transmitido mas, agora ele levará o mesmo para onde viajar pelo Brasil e Exterior, pois, investiu numa infra-estrutura para isto. E como roteiro tenta romper com os engessados roteiros de tvs como rede globo e etc.

Outro fator que é interessante e marca o Sarau é que diversos músicos e poetas, pessoas que lidam com a emoção, muitas vezes marcam que vão comparecer e ficam impossibilitados de última hora. Os organizadores creditam tal atitude à emoção presente com que estes seres humanos convivem em cada minuto do seu dia, portanto, têm que sanar estes problemas. Aí entra a verve e critavidade de Anand Rao. Ele que musica poemas na hora, faz música e letras na hora, é interprete de MPB, entra em campo e sana os buracos existentes pois, a cada dia o público interessado no Sarau cresce e tem reservado as 17 h do Sábado para assistir este evento interativo. Por sinal, a interação é a marca do Sarau. Visando trazer poetas de outros estados para participarem do Sarau, descobriram que a forma mais barata é a interação. Portanto, convidam poetas com vários seguidores no Facebook e lêem poemas on line desde que o mesmo permaneça interagindo com posts em seu mural do facebook informando como acessar o Sarau e o que está acontecendo no mesmo.

Anand acredita que a tecnologia de informação é o canal para sua vida e a vida de todos. Diz ele “todos têm muitas informações com Tvs a Cabo, Facebooks, enfim, é difícil tirar o público de casa e todo artista tem que ir aonde o povo está e é isso que nos fazemos no nosso Sarau. Sei que a internet, sua velocidade, influencia na imagem, tanto transmitida quanto recebida, e ao vivo, on line, nosso grupo tenta orientar a todos sobre a melhor recepção, participação e interação no Sarau. Estamos inovando e vamos inovar cada vez mais”.

Falando agora do XII Sarau. Teve a participação de Sérgio Fonseca, membro do Grupo Cálida Essência que tocou composições do grupo, falou com maestria sobre o Faac (Fundo de Apoio a Arte e Cultura do Distrito Federal) e declamou poemas. Teve como convidados Júlio César Mirra, a poeta Cristina Bastos e o poeta Jorge Luiz Vargas onde os tres confirmaram participação, os dois primeiros presencialmente e o terceiro virtualmente mas, acabaram por desistir por motivo de força maior. Teve no comando dos posts, na filmagem e na co-produção Agnes Regina. Teve como homenageados, sendo presentados com dois red labels pelos serviços prestados ao Sarau, os amigos, produtores, co-produtores Henrique Inácio e Fábio Barros que recitaram poesia e cantaram. E on line, teve a participação de diversas pessoas, com destaque para o poeta Jorge Amancio que enviou o poema Mães do Treze de Maio, o poeta Carlos Augusto (Cacá) que enviou informações cruciais sobre debate envolvendo o citado Faac, da poeta Anabe Lopes enfim, de diversas pessoas que interagiram pedindo que fossem lido textos, pois, o Sarau homenageou as mães além de homenagear o Fluminense, time do mentor do Sarau.

Portanto, é o Brasil entrando na era da Tecnologia de Informação inclusive nos Saraus e cada vez mais, promete o patrocinador, o sarau estará melhorando sua transmissão, suas atrações e sua interação. O próximo que ainda não sabemos se será realizado no Sábado ou Domingo pois, tudo depende da agenda profissional de Anand Rao, será transmitido da Expominas com poetas e músicos de Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa
Sarau do Anand Rao